Dinheiro.pt

Saiba como ganhar e poupar dinheiro

10 erros a evitar num blog

Para começar a ganhar dinheiro online com um blog, há alguns erros que deve evitar:

Não actualizar regularmente

Nunca falha. Quando alguém criar um blog, fica todo entusiasmado e começa a escrever durante os primeiros dias, ou mesmo algumas semanas, e depois o número de posts começa a ser cada vez menor até que deixa de ser actualizado de todo. Nada irá arruinar mais o seu blog do que a falta de actualizações. Se vai começar um blog, escolha a frequência com que irá colocar mensagens e não se desvie dessa meta. Quer seja um post por mensagem, ou 10 posts por dia, faça o compromisso de manter o seu blog actualizado. Um blog que não é actualizado é um blog morto.

Criar o blog só para ganhar dinheiro

Se só criou o blog com o objectivo de ganhar dinheiro, então vai ficar chocado. Sim, é possível ganhar bom dinheiro com um blog, mas requer muita dedicação e esforço. Um estudo realizado referiu que 99% dos blogs na internet não conseguem fazer mais de 100 dólares por mês. Se a única razão pela qual criou o blog é para ficar rico, então o mais certo é que vá falhar.

Fazer um post à pressa

Tenho a certeza de que todos os bloggers são culpados disto. Quando uma novo história surge, a pressa de a colocar cá fora é tão grande que se esquecem completamente de reler o artigo e clicam logo em publicar. Sempre que isso acontece, a probabilidade de a mensagem conter erros é muito grande e isso irá tirar credibilidade ao seu blog. Antes de publicar, releia uma ou duas vezes e certifique-se de que a mensagem está livre de qualquer erro. Se detectar um erro depois de publicar, corrija imediatamente.

Ser impessoal

Um blog não é o Jornal de Notícias ou a SIC Notícias. As pessoas lêem o seu blog para saberem a sua opinião e o seu ponto de vista. Dê-lhes a sua opinião.

Ser um macaco de imitação

Tem de haver algo de especial no seu blog que o faça sobresair dos outros. Pode escrever acerca das mesmas coisas de qualquer blog já existente, mas tem de adicionar o seu próprio ponto de vista para o tornar pessoal e único. Não copie e cole apenas o post de outro blogger, adicione algo único e seu, a sua opinião.

Não responder a comentários

Um blog envolve interacção com os utilizadores, mas muitos bloggers esquecem-se disso. Quando alguém comenta, está a contribuir para o seu blog e isso deve ser valorizado, por isso sempre que possível responda.

Se o seu blog recebe poucos comentários, uma boa maneira de incentivar os utilizadores é instalar o plugin que mostra os utilizadores que mais comentaram. Chama-se Show Top Commentators e faz com que os comentadores mais activos sejam mostrados na barra à direita, bem como o número de comentários e um link para os seus sites ou blogs.

Não partilhar completamente as Feeds

A não ser que o seu blog tenha 10 ou mais posts por dia, não há razão para não oferecer a Feed completa dos posts. Se fizer isso irá ter mais leitores, porque alguns utilizadores irão deixar de estar subscritos se não receberem a feed completa.

Não manter contacto com outros bloggers

A melhor maneira de fazer o seu blog conhecido é dizer “olá” nos outros blogs relacionados com o tópico do qual escreve. A melhor maneira de fazer isto é comentar nos outros blogs. Se um blogger comenta um post seu e deixa um link, sempre que possa visite o seu blog/site e deixe-lhe também um comentário em algo que ache interessante. Desta forma irá criar boas ligações e com troca de links aumentar o seu ranking nos motores de busca.

Escrever para o Google em vez de para pessoas

Muitos bloggers esquecem-se das pessoas, e começam a preocupar-se apenas em escrever certas palavras-chave, densidade das mesmas e ter a certeza de que escrevem os artigos de maneira a atingir bons rankings nos motores de busca. A melhor estratégia é mesmo escrever para as pessoas, são elas que lêem o seu blog e o segredo está em escrever bom conteúdo de modo a que elas voltem para ler o seu próximo post.

Não ler os blogs da “concorrência”

Para ser o melhor acerca de um tópico não pode deixar de aprender, e uma das melhores maneiras de fazer isso é mesmo dar uma espreitadela no que a “concorrência” está a escrever. Isto não tem como objectivo copiar o que está a ser feito, mas sim tentar torná-lo ainda melhor. É assim que se tem evoluído e é assim que iremos continuar a evoluir, aprender tem de estar sempre no topo das prioridades se quiser ser o melhor em qualquer área.