Dinheiro.pt

Saiba como ganhar e poupar dinheiro

Ganhar a lotaria pode pô-lo na miséria

Para muita gente, ganhar o euromilhões é sinal de felicidade para o resto da vida. Mas para alguns vencedores, a realidade é mais um pesadelo.

“Ganhar a lotaria nem sempre é o que se espera”, diz Evelyn Adams, que ganhou a lotaria de Nova Jérsia não uma, mas por duas vezes (1985, 1986), tendo recebido um total de 5.4 milhões de dólares. Hoje em dia já não sobrou nada e vive numa caravana.

“Eu ganhei o sonho americano mas perdi-o também. Foi uma queda muito difícil e dolorosa”, diz Adams.

“Toda a gente queria o meu dinheiro. Nunca soube dizer “Não!”, mas se pudesse voltar atrás no tempo, tinha sido muito mais esperto”, diz Adams, que também perdeu dinheiro no jogo em Atlantic City.

A viver da segurança social

William “Bud” Post ganhou 16.2 milhões de dólares na lotaria da Pennsylvaniaem 1988 mas agora viva da Segurança Social.

“Eu desejo que nunca tivesse ganho. Foi um autêntico pesadelo”, diz Post.

Um ex-namorada consegui processá-lo com sucesso por uma parte dos ganhos, e não foi o único processo em tribunal. Um irmão foi preso por ter contratado um assassino para o matar, na esperança de herdar parte dos ganhos. Outros irmãos convenceram-no a investir num negócio de carros e restaurantes em Sarasota, Fla., – duas aventuras que não tiveram qualquer retorno financeiro e acabaram com a relação que tinha com os irmãos.

Post ainda esteve preso por disparar uma arma sobre a cabeça de um empregado das finanças. No espaço de um ano, ele já devia 1 milhão de dólares.

Post admitiu que tinha sido irresponsável e ingénuo, tentando agradar a toda a família. Eventualmente teve de declarar falência.

Agora vive modestamente com $450 por mês. Diz ainda “Sinto-me cansado, já estou com mais de 65 anos e tive à pouco tempo uma operação ao coração. As lotarias agora não querem dizer nada para mim”.

Endividada até ao pescoço

Suzanne Mullins ganhou 4.2 milhões na lotaria da Virginia em 1993. Agora está profundamente endividade a uma companhia que lhe emprestou dinheiro servindo-se dos ganhos da lotaria como segurança.

Ela pediu emprestados $197,746.15, os quais concordou em pagar durante o ano de 2006 com os cheques da lotaria. Quando as regras mudaram e ela pôde levantar todo o dinheiro da lotaria, quando chegou a 2006 já não tinha nenhum para pagar à dita empresa.

Ela culpou a falta de saúde de um sobrinho que não tinha seguro de saúde e que precisou de 1 milhão de dólares em despesas médicas.

Voltando ao simples

Ken Proxmire era um maquinista até que ganhou 1 milhão na lotaria do Michigan. Mudou-se para a Califórnia e montou um negócio de carros com os irmãos. Em menos de 5 anos, declarou falência.

Willie Hurt deLansing, Mich., ganhou 3.1 milhões em 1989. Dois anos mais tarde ele estava na banca rota e acusado de homicídio. O seu advogado disse que ele gastou a fortuna num divórcio e em cocaína.

Charles Riddle de Belleville, Mich., ganhou 1 milhão em 1975. Depois, divorciou-se, foi processado diversas vezes e foi indiciado por vender cocaína.

Janite Lee do Missouri ganhou 18 milhões em 1993. Lee foi generosa a um sem número de causas, dando dinheiro a políticos, educação e à comunidade. Mas de acordo com alguns relatórios, 8 anos depois de ter ganho, Lee declarou falência com apenas $700 em duas contas bancárias.

Um família do sul dos Estados Unidos ganhou 4.2 milhões no início dos anos 90. Compraram uma mansão e ajudaram outros membros da família a pagar dividas. 11 anos mais tarde, o casal divorciou-se, a casa foi vendida e o pouco que sobrou do prémio inicial divido pelos dois.

Eleven years later, the couple is divorcing, the house is sold and they have to split what is left of the lottery proceeds. The wife got a very small house. The husband has moved in with the kids. Even the life insurance they bought ended up getting cashed in.

A sorte é volátil

Estas histórias não são incomuns, dizem os entendidos.

“Para muita gente, dinheiro imediato pode causar um desastre”, diz Susan Bradley, uma planeadora financeira certificada em Palm Beach, refere ainda que “na nossa cultura, há a ideia de que o dinheiro resolve problemas. As pessoas pensam que se tivessem dinheiro, os seus problemas chegariam ao fim. Quando uma família recebe uma avultada soma de um momento para o outro, com frequência ficam a saber da dura realidade, o dinheiro causa tantos problemas como os que resolve”.