Dinheiro.pt

Saiba como ganhar e poupar dinheiro

Como ganhar dinheiro com a crise?

A crise económica que se está a viver é uma espada de dois gumes, temos por um lado a vontade de conter os investimentos de forma a dispormos de capital para uma emergência e por outro lado vemos os mercados sempre com novos baixos.

Nas aulas de economia aprende-se que este momentos de crise são cíclicos e que a sua ocorrência é inevitável, e o que há a fazer é tirar o maior proveito deles. Quer acredite, quer não… nestes momentos de crise há muita gente a fazer fortunas.

Ora, então como é que se ganha dinheiro com a crise? A resposta não é tão fácil como a pergunta, o segredo está em prever como o ciclo da crise irá-se comportar e agir adequadamente. Há uma teoria da conspiração que diz que as “crises” são criadas propositadamente devido a interesses de terceiros, ou seja, a teoria diz que quando os preços das acções e do mercado imobiliário estão em baixa devido ao medo das pessoas em investir, as partes interessadas adquirem-nos a uma fracção do seu preço real. Eu pessoalmente não partilho desta teoria, acho sim que essas são as pessoas que conseguem tirar o maior proveito desta altura de crise.

Como diz o ditado, tudo o que sobe desce, também o oposto acontece com os preços… tudo o que desce, eventualmente sobe. Se quer ganhar dinheiro com esta época de crise deve observar quando isto ocorre, invista no mercado da sua preferência e que conheça bem e venda na altura do boom económico que acontece depois de alturas de crise. Um bom indicador de quando isso acontece é quando os governos começam a intervir e começam haver fusões e aquisições de empresas em massa. Os melhores investimentos serão em metais e recursos naturais ou imobiliário, embora este último tenha vindo a gerar alguma discussão, não havendo homogeneidade entre os investidores.

Se não dispõe de capital suficiente para avançar com este tipo de investimentos, pode sempre começar a pensar em criar o seu próprio negócio. Nestas alturas, a criminalidade começa a aumentar, sendo portanto uma excelente oportunidade para começar o seu negócio de segurança privada ou guarda-costas, não é por acaso que uma das maiores empresas de segurança privada – a Prosegur – intensificou a sua campanha de publicidade neste altura. A compra e venda de produtos também resulta bem, compre um determinado produto em grandes quantidades a um preço razoável e venda quando a crise tiver passado, com o produto certo poderá ser o começo de uma empresa bem sucedida. Aposte em formação, nestas alturas pode conseguir formação a preços bastante acessíveis que lhe poderão ser úteis para conseguir um melhor emprego quando a altura de crise for ultrapassada, o capital humano (as pessoas e o seu conhecimento) é o produto mais valioso de qualquer empresa, aposte em formação e aumente o seu valor aos olhos de futuros empregadores. Não dê ouvidos ao velho ditado que “burro velho não aprende línguas“, NUNCA é tarde para aprender, eu acredito que o melhor investimento que se pode fazer é mesmo no conhecimento! Investigue como é que os mercados financeiros funcionam, só assim irá tirar partido de todas as oportunidade que lhe surgem… e a crise é uma delas!

Acima de tudo acho que perder o medo à palavra “crise” é a solução ideal para ser bem sucedido quando ela aparece. Que melhor altura para investir que em alturas de crise? Depois da tempestade vem a bonança, ponha a cabeça a funcionar e mãos à obra!