Saiba como ganhar e poupar dinheiro
Ganhar dinheiro online costumava ser para quem tinha o seu próprio web site, produtos para vender ou para experts em marketing. Mas uma nova geração de .com nasceu que lhe vai pagar pelo que sabe ou por quem conhece sem ter de ser um web designer ou um génio do marketing.
Mas é difícil distinguir o trigo do joio com toda esta nova oferta de serviços. Fiz um procura no google por “ganhar dinheiro online” e “como ganhar dinheiro online”, e muita da informação existente é sobre a promoção de vários produtos informativos, na sua maioria acerca de Internet marketing. Levanta-se então a questão, está alguém a ganhar bom dinheiro online?
Fiz então uma lista de empresas onde se pode ganhar dinheiro online legitimamente, estas empresas:
Não tem de ter um site próprio ou de saber instalar blogging software ou mesmo de saber como colocar os anúncios. No Blogger pode criar um blog de graça, em menos de 5 minutos sem saber nada acerca de web design e mais, o Blogger até coloca o Google AdSense para que possa ganhar dinheiro sempre que alguém clica nos seus anúncios. Para fazer ainda mais dinheiro, coloque programas de afiliados para livros, música, etc., e insira esses mesmos links sempre que refira esses mesmos produtos. Vai precisar de muitas visitas para obter um rendimento decente, mas escolha um tópico interessante, escreva bem, divulgue aos seus amigos, e está pronto a começar. Um dos programas de afiliados mais usados em Portugal é o Netaffiliation.
Se já tem um web site ou um blog, procure vendedores que ofereçam produtos relacionados mas não competitivos e veja se têm um programa de afiliados. Não se desvie dos produtos familiares e marcas mais conhecidas - são mais fáceis de vender. Para promover esses produtos:
Todos funcionam - só depende de quanto tempo tem para gastar e qual o seu nível de experiência com web design e marketing.
As comissões por referência são prática comum em negócios, mas elas não têm sido muito usadas online porque não há uma maneira eficaz de as controlar. Surgiram contudo sites como o Salesconx, InnerSell e uRefer que permitem isso. Os vendedores colocam a comissão que estão dispostos a pagar por referência e quando a transacção acontece, você é pago. O uRefer também permite colocar comissões para introduções e reuniões, bem como transacções.
Um número crescente de sites irá pagar-lhe pelos seus artigos ou posts num blog. Artigos num tópico do qual eles estão à procura poderá dar-lhe À volta de 100€. Este valor depende de muitos factores, dos quais se destacam a qualidade e o tamanho do artigo/post em questão.
Não tem de ser um fotógrafo profissional para vender as suas fotos. As pessoas estão em constante necessidade de bancos de imagens para usarem em web sites, apresentações, brochuras e por aí fora, e estão dispostas a pagar pelo direito da imagem. As pessoas geralmente procuram nos sites de bancos de imagens pela palavra e não pelo fotógrafo, portanto tem as mesmas hipóteses como qualquer outra pessoa de ver a sua foto escolhida. Tenha apenas cuidado em não ter imagens de marcas registadas, arte com direitos de autor ou caras de pessoas, de resto pode abrir alas à imaginação, e prometo que irá ficar surpreendido com o tipo de fotos que algumas pessoas andam à procura, como tal, se achar que uma das suas fotos não é digna de ir para o banco de imagens, pense duas vezes. Estes são alguns dos sites que pagam pelas suas fotos, Fotolia, ShutterStock, Dreamstime e iStockphoto. A maravilha deste tipo de actividade é que a partir do momento que as publicou não precisa de pensar mais no assunto.
Esta pequena lista está longe de englobar tudo o que poderá fazer online para ganhar dinheiro sem investir dinheiro, sem ter o seu próprio produto, sem ter experiência em marketing e vendas. Mas acima de tudo, é diferente de preencher formulários ou ser pago para ler e-mails, e o retorno em potencial do seu tempo investido é substancial.